segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

ensaio sobre a cegueira

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

Eu nem estou acreditando que vou ousar falar sobre esse livro, mas sabe quando você lê um livro e se sente tão tocada pelas palavras ali presentes que você precisa compartilhar com o mundo suas impressões? Foi exatamente o que aconteceu comigo após ler "Ensaio sobre a cegueira", obra com a qual o autor José Saramago ganhou um prêmio Nobel em 1998.

Para inicio de conversa, devo confessar que esse nunca foi um daqueles livros que sempre estiveram presentes em minha lista "preciso ler". Já tinha ouvido falar sobre o filme, mas não sabia que, na verdade, o filme era uma adaptação cinematográfica de uma obra de Saramago. Isso tudo foi há milhares *cof, cof* de anos atrás. Ou seja, atualmente eu nem lembrava mais sobre o livro ou sobre o filme, ou sobre Saramago. Segui em frente com a minha vida, sabe? Lendo meus romances e YAs da vida, sem saber o que o destino me reservava.

  
Então eis que nesse meu último semestre de faculdade tive a oportunidade maravilhosa de cursar uma disciplina chamada Literatura Portuguesa III e Saramago apareceu novamente em minha vida. Acontece que a professora dessa disciplina é uma apaixonada confessa pelo trabalho desse escritor português e conseguiu me deixar tão curiosa por "Ensaio sobre a cegueira" que ele foi rapidamente parar na posição #1 dos livros que eu precisava ler. Logo, assim que surgiu a oportunidade de lê-lo (graças a uma troca que fiz no site LivraLivro \o/), eu a agarrei com unhas e dentes e adentrei cheia de expectativas nessa leitura, que levou apenas dois dias, vale ressaltar.

Geralmente quando eu começo a ler um livro com tantas expectativas acabo também cheia de decepções. Felizmente, esse livro fugiu a regra! Desde a primeira página eu fiquei tão apegada a história que fui lendo e lendo (perdendo noites de sono, me alimentando miseravelmente) insaciavelmente que quando percebi já tinha acabado e eu finalmente tinha voltado a enxergar. Oi? Enxergar? Como assim, Danni? É que eu esqueci de fornecer para vocês uma pequena ideia (e não sinopse... afinal, vocês conhecem minha aversão à sinopses) do enredo. Bom, "Ensaio sobre a cegueira" narra a história de um lugar atingido por uma epidemia de cegueira. Os infectados são colocados em uma especie de hospício para controlar o avanço da cegueira, mas um dos supostos infectados, na verdade, consegue enxergar completamente bem. E acredito que isso seja tudo o que vocês precisam saber.

Como na própria contra-capa do livro diz, cada individuo terá um experiência diferente com esse livro. Então, acho que não adianta muito eu dizer tudo o que passou pela minha cabeça quando eu li ele, mas como gostaria muito de conquistar novos leitores para o incrível Saramago, gostaria de falar sobre quão brilhante esse autor consegue ser. A forma como ele constrói a história, a forma como ele escreve, tudo contribui para te impressionar e te levar a reflexões que nunca antes devem ter passado pela sua cabeça. Para mim foi uma leitura angustiante, mas de um forma boa, sabe? Era como se o tempo inteiro eu estivesse na ponta de um precipício e até as ultimas páginas eu tivesse certeza de que fosse cair.

O próprio Saramago, disse:

"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."

Bom, se a intenção dele foi me fazer sofrer tanto ao ponto de reconhecer quem ou o que eu sou de fato, parabéns, você conseguiu, Zé. "Ensaio sobre a Cegueira" já é um dos meus livros favoritos do ano e, com toda certeza, um dos melhores livros que li na vida.

PS: Pessoal, estou com um problema de ouvido que está dificultando seriamente minha vida, por isso não consigo postar com frequência ultimamente. Espero que compreendam :( E logo logo, prometo aumentar o número de postagens semanais! \o/

PS2: Algumas pessoas me pediram para colocar aquele gadget para seguir o blog, mas eu não gosto daquela ferramenta. Então coloquei ai do lado um espaço onde você pode colocar seu e-mail e assim receberá um aviso sempre que o blog for atualizado. Acho que ajuda, né? :3

6 comentários:

  1. Amo o Ensaio! Acho que é um livro que todos deveriam ler. Sua resenha ficou super legal!

    ResponderExcluir
  2. Eu li o livro bem antes de lançar o filme, rola aquele ciúme básico né... A coisa que mais me encanta é o fluxo de consciência do Saramago. Você notou que os parágrafos rolam por páginas inteiras, a pontuação é maluca e ele escreve como se alguém estivesse contando a história de cabeça, como uma lembrança? Esse é, de fato, um dos melhores livros que já li na vida, não é à toa que ganhou Nobel. Deu até vontade de ler de novo!

    http://rafaellaribeiro.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro foi muito bem recomendado para mim, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo.
    Tenho pra mim que também acharei ele incrível. Não sei exatamente porquê. kkk
    Diz pro pessoal que quer seguir o blog que não é necessário gadget para fazer isso.
    Se você quiser eu faço um tutorial no meu blog e você compartilha pra eles saberem. rsrsrs
    Beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  4. "Ensaio Sobre a Cegueira" é lindo mesmo, Danniele! O autor é de uma delicadeza pra problematizar tudo o que acontece na trama que até desconcerta! Angustiante, como você mesma disse, mas também tem todo um viés político e pessoal. É legal ver que Saramago te conquistou com esse livro. Comigo aconteceu o mesmo. Agora, tô pra ler "Ensaio Sobre a Lucidez", do mesmo autor. Dizem que é tão bom quanto e tem uma ligação com alguns personagens! :)

    Beijo, beijo - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Você me pegou no "(...) tudo o que vocês precisam saber." Me meteu uma curiosidade danada. Primeiramente tenho que dizer que é muito bom ler seus posts, eu os devoro, é difícil eu entrar em blogs em que eu tenha vontade de ler o post inteiro, mas com o Meu Próximo Erro é diferente, você escreve muito bem.

    Não li nada de Saramago e pouco ouvi falar, o que sei dele são coisas que aprendi na escola e nas aulas de Linguagem da Faculdade. Mas esse quote que você colocou do autor já me fez ter a impressão de que ele será como John Green pra mim, vou odiá-lo pelo efeito que o livro trará.

    Enfim, obrigadíssima pela resenha.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. Agora eu tenho mais certeza ainda de que eu fiz errado em não ter pego ele pra ler na época do colegial. Lembro que no 3º ano a gente tinha dois livros obrigatórios: "Ensaio sobre a cegueira" e "O cortiço". Adivinha qual eu peguei? Isso mesmo: o Cortiço.

    Lendo a tua resenha, lembrei do libro "A ilha", de Victoria Hislpop, que conta a história de um povo que quando era contaminado pela lepra/hanseníase, eram transferidos para essa ilha. A história é bem emocionante. :/

    ResponderExcluir