quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

rotaroots // 5 filmes para o Oscar da minha vida

*Esta postagem é um dos temas do mês de janeiro da blogagem coletiva/meme do rotaroots, grupo criado para trazer de volta os bons tempos ~a era de ouro~ da blogosfera, incentivando assim a produção de conteúdos criativos e autorais.

No último domingo, 22 de fevereiro, foi dia de Oscar lá nos Estados Unidos e eu, como viciada em cinema (especialmente americano), fiquei acordada até duas horas da manhã acompanhando a premiação, que esse ano foi apresentada pelo ator ~muso do meu universo~ Neil Patrick Harris. Apesar de eu ter falhado ridiculamente em minha missão de prever os vencedores de 2015, fiquei bastante satisfeita com as estatuetas que "Birdman ou (a inesperada virtude da ignorância)" e "O Grande Hotel Budapeste" receberam. Por falar nisso, se vocês ainda não assistiram esses dois filmes, assistam agora. Sim, isso é uma ordem!

Bom, para aproveitar essa vibe Oscar 2015 que ainda está no ar aqui em casa, resolvi fazer esse meme do rotaroots com os vencedores do Oscar da minha vida. Separei três categorias principais com os filmes que marcaram minha vida e que por mim levariam para casa um estatueta gigante cravejada de diamantes, corações e jujubas. 

MELHOR FILME:
"O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"

Vocês conseguem imaginar como é difícil para mim escolher meu filme favorito? Eu com certeza consigo fazer uma lista com meus cinquenta filmes favoritos, mas escolher apenas um é quase impossível! Optei por "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" porque é um filme que me fez quebrar um preconceito muito grande que eu tinha/tenho com cinema francês. Sempre odiei filmes franceses, mas Amélie é minha exceção.


MELHOR ATRIZ:
Audrey Hepburn ("Bonequinha de Luxo")

Audrey Hepburn não é só minha atriz predileta, mas também um exemplo de ser humano que eu sempre tento ter em minha mente. "Bonequinha de Luxo" foi o primeiro filme que assisti com a Audrey e me apaixonei pela delicadeza da interpretação dela e também pelo filme, que é um clássico do cinema e que ganhou dois Oscars em 1962 por causa da belíssima trilha sonora e da faixa "Moon River" (a cena em que Holly canta essa música na janela é minha cena favorita do filme!).

MELHOR ATOR:
Ben Affleck ("Garota Exemplar")

Ben Affleck, assim como a Audrey, é um artista que eu admiro muito, muito mesmo! Amo todos os filmes dele. Atualmente estou obcecada por sua participação em "Garota Exemplar", filme baseado no livro de mesmo titulo escrito por Gillian Flynn. No filme Ben me presenteou mais uma vez com uma atuação nota cem. Claro que ele foi um pouquinho apagado pela estupenda atuação de Rosamund Pike, mas mesmo assim ele está incrível. Ah! Aconselho que leiam o livro antes de assistir o filme e fugam de spoilers.

MELHOR TRILHA SONORA:
Awesome Mix Vol. 1, de "Guardiões da Galáxia", e Trilha sonora de "Warm Bodies"

Sou daquele tipo de pessoa que assiste filmes prestando bastante atenção nas músicas que tocam ao longo da história. Não sei quantas trilhas sonoras tenho aqui no meu computador e por causa delas estou sempre descobrindo novos artistas e músicas muito boas. Assim que assisti "Guardiões da Galáxia" fiquei obcecada pela Awesome Mixtape e fiquei saltitante de felicidade quando descobri que ela de fato existia e estava disponível para download \o/ E vou trapacear um pouco e dividir o prêmio de melhor trilha sonora com  "Warm Bodies" (me recuso a pronunciar o titulo brasileiro desse filme!) também porque é boa demaaaais e o filme é um dos meus favoritos. Podem me julgar!

MELHOR DIRETOR:
Richard Linklater ("Antes do Amanhecer")

Meu diretor favorito. Sim, assisto qualquer coisa dirigida pelo Richard Linklater! Vocês não tem noção do quanto torci para que ele ganhasse o Oscar esse ano. Não é novidade para ninguém o quanto eu gostei de "Boyhood" e acho que o filme é tão bom por culpa do Richard. Escolhi "Antes do Amanhecer" porque foi como eu conheci o trabalho dele e porque é um filme que eu gostaria que todo mundo assistisse. O Richard tem um capacidade incrível de abordar sentimentos de maneira realista em seus filmes. Em "Antes do Amanhecer", por exemplo, ele narra a história de um casal de uma maneira que você fica com aquela sensação de que, sim, isso poderia acontecer com qualquer um. Nada de romance idealizado! Foi um filme que eu assisti em um momento difícil e me ajudou muito.

E esses foram os vencedores do Oscar da minha vida! Indico todos os filmes aqui citados e gostaria de saber se vocês já assistiram algum deles ou se eles entrariam na lista de vocês. Que filmes entrariam no Oscar da vida de vocês?

3 comentários:

  1. vou viver de bolão do oscar, só errei 3 esse ano (contando os Oscares técnicos) haha Essa Academia está muito previsível! E também amo Amélie Poulain, a estética do filme é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Ben Affleck... ETA DELS! <3

    Acredita que até hoje eu não vi "Garota Exemplar"? Na época eu estava fila do cinema pra ver "Annabelle" (que eu fugi da sala com 5 min. de filme, porque tava me cagando de medo. Hahahaha).

    Eu não conheço os outros filmes que tu indicou, mas pesquisei aqui rapidinho sobre "Bonequinha de Luxo" e só sei que QUERO ESSE FILME AGORA NA MINHA MESA. Com certeza verei no fim de semana ou em alguma noite de insônia.

    Acho é graça de ti: mesmo quando não tem a intenção acaba me apresentando coisas boas. <3

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Você sabe a minha felicidade quando entrei aqui e vi que o post era sobre filmes? Porque siiiiiim, eu amo suas indicações e você sabe muito bem disso e paaaaara de mandar porque eu providenciarei de assistir Birdman e O Grande Hotel Budapest.

    Maaaaaaano, pra começar, Amelie Poulain fez a mesma coisa comigo, por causa desse filme, eu tenho muita vontade de ver mais filmes franceses. Sério. E minha atriz favorita também é Audrey Hepburn. Tenho um box com os dvds dela aqui e eu amoooooo de morrer, apesar de agora eu também ser muito fã da Emma Stone.

    Quanto a melhor ator, não vejo o Ben Affleck como tão bom assim, porém não assisti Garota Exemplar e também não sei quem eu indicaria.

    MIIIIIIIL BEIJOS PRA VC E SEU OUVIDO.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir