domingo, 1 de março de 2015

just listen


Esse ano começou tão bem para mim no que diz respeito a minha meta de leitura! Estou conseguindo ler todos os livros que gostaria e apesar de o motivo de eu estar conseguindo ler tanto não ser dos melhores (estou desempregada), devo dizer que estou muito satisfeita comigo mesma e com os livros para lá de sensacionais que ando lendo. 

Minha última leitura, por exemplo, foi um deliciosa surpresa!

"Just Listen", meu primeiro livro da linda Sarah Dassen. narra a história da Annabel, uma garota de 16 anos que, apesar de aparentar ter a vida perfeita e ser rotulada por muitos como "a garota que tinha tudo", esconde um segredo e enfrenta problemas familiares que nem de longe são fáceis. A pobrezinha está enfrentando uma barra pesada e sozinha, já que está sem amigos e não consegue se abrir e ou ser sincera nem mesmo com sua família. Até que ela encontra Owen Armstrong (aaaaah, Oweeeeeen <3), um garoto que assim como ela não é o que aparenta ser. Entre os dois surge uma inesperada amizade que pode mudar a vida de Annabel.

Meu principal incentivo para ler o livro foi a Sarah Dassen. Ela é uma autora relativamente conhecida na internet e tem um apanhado de fãs aqui no Brasil que lutam e imploram pela publicação de mais livros da autora no país. Infelizmente, pelo que sei, dos dez livros escritos por ela, apenas quatro foram publicados aqui. Entretanto, após ter lido boas resenhas dos livros dela, resolvi tentar a sorte.

Acho que posso me considerar uma sortuda por ter conhecido a escrita da Sarah por meio desse livro, pois, mesmo não tendo lido os outros livros dela, ela já se me ganhou com "Just Listen"! Mas não se preocupem. Não vou apenas ficar elogiando o trabalho dela sem apresentar para vocês motivos plausíveis para esse meu afeto relativamente grande por esse livro. 

"Em toda vida, chega um momento em que o mundo fica em silêncio e só o que sobra é o seu próprio coração. Então, é melhor você saber qual o som dele. Caso contrário, você nunca entenderá o que ele diz."

Para começo de conversa, "Just Listen" é um YA e eu adoro YAs(!!!), Brasil! Mesmo não fazendo ~oficialmente~ mais parte do público alvo desse gênero, confesso que lia muito mais YAs há alguns anos atrás. Ultimamente não estava encontrando um que me conquistasse de verdade e imaginem meu contentamento quando, de repente, *BOOM, CLAAP*, me aparece essa belezinha.


Comecei a leitura com zero expectativas e conforme fui me envolvendo no drama de Annabel, passei a devorar páginas e páginas sem nem notar. A Sarah Dessen escreve tão bem, gente! E ela tem aquela habilidade de conseguir desenvolver a trama intrínseca criada por ela de forma brilhante. Não só conhecemos de verdade a personagem principal, mas também nos sentimos muito próximos de todos os personagens coadjuvantes. Ela não esquece de ninguém! E olha que é muita gente e muito problema. Algumas vezes ela começava a focar em determinado núcleo e eu pensava "não esquece do restante da história, coisinha"! Mas ela não esquecia. A mulher é incrível mesmo. 

"Just Listen" tem aquele ar de apenas mais um livro sobre adolescentes, entretanto é muito mais que isso. Eu, bobinha, pensei que o segredo de Annabel não iria ser lá grande coisa, mas é GRANDE coisa, sim! Sarah aborda em seu livro alguns temas que eu confesso nunca ter lido sobre antes e de uma forma tocante. Annabel, Owen e seus respectivos amigos e familiares entraram na minha lista de personagens favoritos porque me mostraram não só que NUNCA se deve julgar um livro pela capa, mas também que devemos sempre buscar nossa própria voz e fazê-la ser ouvida não só pelos outros, mas principalmente por nós. Well done, Sarah Dessen! *clap, clap*

"Mas eu começava a entender que não existia essa coisa de absolutos, nem na vida, nem nas pessoas. Assim como Owen disse, era dia a dia, talvez momento a momento. Só o que podia fazer era aguentar o máximo de peso possível. E se você tiver sorte, há alguma outra pessoa perto o suficiente para lhe dar apoio."

PS: Preparem-se para diversas passagens fofas ou profundas que você vai querer marcar e colocar no espelho do seu quarto. Ou no seu blog! Eu, por exemplo, troquei o quote ali no canto do blog para uma frase do livro. Acho vou tatuar. Sério. Ou não. Ou sim.
PS2: O livro foi publicado no Brasil com esse mesmo titulo, para quem tiver interesse.
PS3: Acho que escrevi demais! Provavelmente ninguém vai ler hahahha

4 comentários:

  1. QUEM DISSE QUE NINGUÉM IRIA LER ATÉ O FIM, HEIN KIRIDINHA?! Vindo de você, a gente tem que ler tudo porque é só maravilha! <3

    Eu acabei de comentar em um resenha falando que não iria mais ler livros água-com-açúcar, daí venho no teu blog e encontro esse livro, que parece ser maravilhoso.

    Acho que eu não nasci pra ser muito intelectual, sabe?! Minha felicidade está em acompanhar os dramas amarosos de filmes e livros. #comolidar :/

    Vou já procurar um pdf desse livro por aqui, porque né, tou desesperado pra saber o segredo de Annabel e conhecer a Sarah.

    Peixinhos! :)

    ResponderExcluir
  2. Posso confessar uma coisa? Vi hoje de manhã que você tinha comentado lá no blog, dai eu tava na minha aula no laboratório (computador na minha frente), acessei o meu próximo erro e li o post todinho. hahaha queria logo saber o que você tinha postado. Não escreveu demais não senhora, eu aaaaamo o jeito que você escreve, todo descontraído.

    Faz muito tempo que quero ler esse livro, mas na época do lançamento, eu vi tantas resenhas de opiniões diferentes que acabei desistindo de formar a minha própria opinião. Enfim, percebo eu erro agora. É muito bom quando começamos uma leitura sem expectativa nenhuma né?

    Beijinhos. Tudo Tem Refrão

    PSZÃO: CARAAAAAAAA, netflix é tudo na vida. Me conta o que você achou da série depois? combinado?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom a gente conseguir acompanhar a meta de leitura, né? Hahah. Nunca tinha ouvido falar nesse livro mas me pareceu interessante, acho que vou por na lista de desejados heheheh. E 4 de 10 é um bom número, pior é a pobre da Claudia Carroll que não tem nenhum e é uma ótima autora.

    Beijos,
    Belle Hendges

    ResponderExcluir
  4. Aaah, o prazer de ler um livro que nos pega pelo pé. Aquele que você não tem expectativa nenhuma e te surpreende. É difícil acontecer isso. A última vez comigo foi com Extraordinário. Já leu? Leia. Recomendo pra todo mundo.
    Sua resenha é animadora. Eu, que estou numa ressaca literária horrível, fiquei morrendo de vontade de ler. Nunca li nada da Sarah e tenho vontade de começar com esse. Também adoro YA! haha
    Ps: eu li a frase. gostei.
    ps2: anotei na minha lista
    ps3: eu li tudo :)
    Acídia 28

    ResponderExcluir