quarta-feira, 18 de março de 2015

I Origins

*Sim, eu estava em um congresso de Yoga no melhor spa da Grécia. 

Mais uma vez me deparei com uma obra tão grandiosa, e de uma beleza tão intrínseca, que eu provavelmente terei dificuldade em falar sobre. Para quem não se lembra, isso também aconteceu quando terminei a leitura de "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago.

E por mais incrível que possa parecer, falarei sobre um filme cujo tema principal também envolve a visão humana. "I Origins", filme lançado em 2014, narra a história do Dr. Ian Gray, um jovem biólogo molecular que desenvolve uma pesquisa a respeito do olho humano e que acredita, acima de qualquer coisa, no poder da ciência. Um dia, ele encontra Sofi, os dois se apaixonam e é aí que tudo começa a mudar na vida de Ian.

Ouvi falar desse filme pela primeira vez em algum blog por aí (cujo nome não consigo lembrar), mas ao ler a postagem achei a opinião da blogueira meio confusa. Ela claramente tinha amado o filme, mas eu não consegui entender direito o por quê, então simplesmente deixei de lado a ideia de assisti-lo. Talvez eu faça o mesmo nesse texto, tente convencer vocês a darem uma chance ao filme, mas acabe fracassando miseravelmente em minha missão. Entretanto, como vocês sabem, quando eu amo algo eu preciso compartilhar, doa a quem doer.

Bom, vou avisar logo que não darei mais nenhuma pista sobre o enredo, além do que já falei acima. Eu entrei às cegas (alerta de piadinha medíocre!!!) nessa história e aconselho que você faço o mesmo. O que você precisa saber a principio é que "I Origins" é, sim, um filme genial! Desde a história ao elenco, tudo é de uma qualidade tamanha e se encaixa tão bem que você fica presa a cada detalhe, mesmo que não entenda muito de ciência, que é outro ponto que torna o filme ainda mais interessante. Todos os estudos do Ian são explicados de forma tão convincente que você começa a acreditar que tudo aquilo poderia acontecer na vida real. Gosto de filmes assim, que te oferecem informações que possam sustentar as teorias dos telespectadores. Cada um termina o filme com uma conclusão diferente e algumas perguntas, mas sempre terá com o que sustentar tais opiniões.

Acho que todos já ouviram falar que "os olhos são a janela da alma" e eu sempre defendi muito essa ideia, afinal sou apaixonada por olhos. As pessoas hoje em dia não se dão mais ao trabalho de olhar nos olhos dos outros, acho isso tão esquisito. Afinal, um olhar diz tanto sobre alguém, não é mesmo? E é essa a ideia que "I Origins" desenvolve ao longo de quase duas horas de filme. O que seus olhos dizem sobre você? Que informações eles podem carregar?

O eterno embate entre a religião e a ciência também é tratado no longa, e de forma bastante original devo dizer. Não sei se consegui ser suficientemente convincente, mas acredito de verdade que esse é um filme que merecia ser mais conhecido, então estou apenas cumprindo meu dever e espalhando coisas boas por aí.

PS: Vale lembrar que quem for assistir não pode deixar de conferir a cena pós créditos.

3 comentários:

  1. Primeiro: tem no netflix?
    Segundo: cena após os créditos? PIREI, adoro isso, sou a louca que fica até o final no cinema achando que tem mais.

    Bom, eu me surpreendi com essa sua dica, assim como me surpreendo com todas as suas outras dicas, porque é algo que nunca ouvi falar e já QUERO. Talvez os olhos sejam mesmo a janela da alma, gosto de rpestar atenção no olhar das pessoas e tentar decifrá-las, além do que... o aumento e a diminuição da pupila dizem se é algo é verdade ou mentira.

    Também to curiosa pela pequena batalha religião x ciência porque travo essa luta comigo mesma todos os dias.

    PS: PELOAMORDEDEUS VOLTE COM SUA CRIATIVIDADE. QUERO MAIS POSTS COMO ESSE.
    Ps2: Assisti a Kimmy e to cantando a abertura igual você, APAIXONEI.

    Beijo. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. Repito a pergunta da Ágata: tem no Netflix? Hahahaha.

    Lendo a tua resenha, acabei lembrando de Dr. House e... QUE SAUDADE DAQUELA SÉRIE! <3 Amo filme/séries/documentos que tem algo sobre ciência/saúde pelo meio, porque acabo me envolvendo nas histórias e ainda aprendo algo da medicina.

    Não conhecia "I Origins", mas, como tu sempre indica coisa boa, vou deixar o post nos favoritos do navegador pra ver no fds.

    P.S.: Concordo com Ágata: sua criatividade e inspiração não pode parar. Sentimos sua falta por aqui! <33

    ResponderExcluir
  3. Repito a pergunta que fizeram aí em cima: Tem no Netflix? Hahueuhauha porque depois dele, dá preguiça de ver qualquer coisa que não for lá e não for online, tô perdida.
    Mas mulher, juro que tu me convenceu sim com o seu post, e é bom que foi curtinho, não são que nem os meus hahaha :p Assim que der um tempinho nos estudos vou ver se assisto, com certeza, a temática também me interessou muito, e mais ainda pelo jeito que você falou dela.
    E que bom que está de volta de novo à blogosfera, dessa vez vê se fica hein!
    P.s: tô vasculhando os posts antigos pra ver o que eu perdi e já achei um pra ler e comentar amanhã, o da série Unbreakable (NETFLIX, EBAAA), já vi outro blog falando dela hoje e fiquei super curiosa, só não vou pro post agora porque preciso dormir T_T
    P.s. 2: invejo MUITO sua capacidade de assistir um monte de séries ok? Ok. Eu já fico super enrolada só com as séries e aí nunca encontro espaço pros filmes #choro2
    Besos Danni!

    ResponderExcluir